UNESP promoveu curso “Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?”
  • 20Mai
  • 307

UNESP promoveu curso “Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?”

A união de esforços entre ANA – Agência Nacional de Águas, Instituto INOVAGRI e UNESP Ilha Solteira trouxe para o Noroeste Paulista o curso “Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?“, uma iniciativa da Agência Nacional das Águas (ANA) que tem por objetivo fornecer aos irrigantes e profissionais ligados ao uso da água a capacitação do manejo da irrigação e informar sobre a necessidade do uso racional da água melhorando também as condições de trabalho, transferência de tecnologias e lucratividade aos produtores.
Foram 16 horas de curso gratuito nos dias 12 e 13 de maio de 2016 que tiveram um dia de campo para conhecer melhor os sistemas de irrigação e as técnicas que permitem o manejo da irrigação via Clima (Estação Meteorológica automática – componentes, sensores existentes no mercado, variações de modelo e utilização), e o manejo da Irrigação via Solo (uso de sensores). Também os aspectos ligados a legislação dos recursos hídricos e uso da água no Noroeste Paulista serão abordados.

O curso foi realizado na UNESP Ilha Solteira, Campus II, no Anfiteatro do DEFERS – Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, situado na Rua Monção, 226.

Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira “esta foi mais uma grande oportunidade não somente para os irrigantes aprenderem e se conscientizarem da necessidade de implantarem programas que possibilitem a aplicação da água e no momento certo, segundo as necessidades das plantas e assim, aumentando a lucratividade das suas lavouras, tendo em vista o aumento dos custos da energia e escassez hídrica, mas também entenderem a fragilidade e o risco de se fazer uma agricultura de sequeiro. É necessário o investimento em sistemas de irrigação para garantir a sustentabilidade do negócio de produção de alimentos e temos grande potencial para estes investimentos”.

Fonte: Jales Notícias

Categorias
Outras Postagens
Instagram
Facebook