Santa Casa implanta novo sistema de digitalização.
  • 07Jun
  • 117

Santa Casa implanta novo sistema de digitalização.

O PACS é um Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens que está sendo implantado com a finalidade de minimizar custos e agilizar resultados no setor de Radiologia da Santa Casa de Jales, possibilitando que as imagens radiológicas analógicas sejam convertidas em imagens radiológicas computadorizadas e disponibilizadas através de rede de computador.

Na instituição foi instalada uma sala computadorizada com infraestrutura específica, softwares e equipamentos capazes de realizar o processo de conversão, distribuição e arquivamento das imagens radiológicas de forma rápida e também via web aos profissionais internos e externos.

O gestor de Tecnologia da Informação, Eder Santos, explica como é feito essa integração. “O sistema embutido nos equipamentos receberá as imagens computadorizadas que se comunicará com o sistema PACS, que armazenará e distribuirá as imagens via rede integrado ao sistema hospitalar”.

O processo de treinamento envolve três etapas, uma delas já foi concluída em 10 de maio, quando houve o treinamento dos técnicos de Raio-X na utilização das imagens computadorizadas. Em breve será definido os detalhes das integrações e assim serão treinados os setores envolvidos para utilização do PACS e por fim a visualização no sistema hospitalar. 

Para o administrador, Valdenis Neves, esse é mais uma conquista em benefício dos pacientes, médicos e para a instituição. “Esse novo processo de disponibilidade de imagem utilizado nos setores de radiologia, ultrassonografia e tomografia, terá acesso rápido aos exames realizados e os laudos, pois as imagens serão disponibilizadas em todas as unidades de internação da Santa Casa".

O hospital está investindo em equipamentos como servidor, monitor, estrutura de rede, móveis, nobreaks, terminais, sistemas e internet. Existem outros hospitais que já trabalham desta forma, inclusive com sistemas idênticos a Santa Casa de Jales.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Jales.

 

Categorias
Outras Postagens
Instagram
Facebook