Jales sediará seminário de agricultura orgânica
  • 05Out
  • 234

Jales sediará seminário de agricultura orgânica

O Codeter Noroeste Paulista (Colegiado de Desenvolvimento do Território Noroeste Paulista) vai realizar, no dia 7 de outubro, sexta-feira, o II Seminário de Agricultura Orgânica (SAO), a partir das 8h, com programação ao longo do dia.

O evento será sediado na Escola Vocacional, na Rua Roma, nº 3371, Jardim Paulo VI e vai reunir especialistas do setor para discutir a legislação e experiências bem-sucedidas de produção. A finalidade do seminário é promover os produtos orgânicos na região noroeste e incentivar os produtores rurais, empresas varejistas e consumidores.

No local serão instaladas a Feira de Produtores Orgânicos e a Feira de Saberes, Sabores e Sementes, oportunidade em que os presentes poderão conhecer os produtos produzidos na região. O público também poderá assistir a apresentação do suquidificador de uva para fabricação de suco integral, no estande da Embrapa.

No final, haverá uma mesa redonda com os agricultores, que irão falar sobre suas experiências de organização e comercialização de produtos orgânicos.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente integra a comissão organizadora, juntamente com a FATEC – Jales Prof.José Camargo; CPS- Centro Paula Souza; ETEC – Dr. José Luiz Viana Coutinho; NEDET – Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial, UNESP; UAB – Universidade Aberta do Brasil – Polo Regional Jales; Associação dos Engenheiros da Região de Jales; CODENOP; CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral; ITESP - Fundação Instituto Terras do Estado de São Paulo; IAC – Instituto Agronômico; EMBRAPA; Ministério da Agricultura; Pecuária e Abastecimento; Brasil Governo Federal; SEBRAE; IBS – Instituto Biosistêmico e Agroecologia.

Programação
8h - Recepção: Credenciamento e Café da Manhã
9h - Abertura
9h30 - Princípios e Dimensões da Agroecologia: Dr. Luiz Octávio Ramos Filho, engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente
10h30 - Manejo na Agricultura Orgânica e Mudanças de Pensamento: 
Dr. Sebastião Wilson Tivelli, engenheiro agrônomo, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA)
11h30 - intervalo/almoço
13h30 - Sistema de Produção Agroflorestal de Frutas da Fazenda da Toca: Osvaldo Viu Junior, gerente de Matéria Prima e Agropecuária da Fazenda da Toca
14h10 - Legislação para Certificação de Produtos Orgânicos: Marcelo Silvestre Laurino, engenheiro agrônomo - Ministério da Agricultura - MAPA
14h50 - intervalo/café
15h10 - Mesa redonda: Experiências de Organização e Comercialização de Produtores Orgânicos 
Participação de: Oscar Gardiano, da ECOFAM e Rede de Agroecologia do Interior de São Paulo/Minas Gerais; Lucas Marco Morais e Sirlene Soares, da Horta Rio Grande - CSA Frutal; Sebastião José Silva, da Horta Nova Itapirema; Cícero Sebastião de Oliveira e Caio César de Oliveira, da Estância Esperança, de Jales.

Para mais informações, é só entrar na fanpage do evento no facebook: WWW.faceboo.com/saonoroestepaulista, ou ligar para os seguintes telefones: 

Cati - (17) 3632-1909
Etec - (17) 3632-9004
Fatec - (17) 3621-6911 
Embrapa-EEVT/Jales - (17) 3632-9666
UAB - (17) 3621-5504
IBS - (17) 3621-4632
Secretaria Municipal de Agricultura - (17) 3621-6688
Sebrae Votuporanga - (17) 3405-9460 
Itesp/GTC Promissão - (14) 3541-6527/3541-1100 

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jales.

Categorias
Outras Postagens
Instagram
Facebook