Marketing

A importância dos blogs para o Marketing Digital

O conteúdo é um dos conceitos mais importantes do Marketing Digital, pois ele auxilia a criar a relevância que a sua empresa necessita perante o seu público consumidor.

Em se tratando de Marketing Digital, é normal encontrar com frequência a palavra “lead”. Mas afinal, você quem são eles? Os leads são as pessoas que demonstraram interesse pelo serviço ou produto da sua empresa.

Os leads são importantes para o Marketing Digital e por isso a “nutrição” deles deve ser feita com frequência. Um blog, nesse aspecto, auxilia muito para manter o contato com os seus leads.

Se o material que você apresenta em seu blog é relevante, é possível manter o cliente engajado, demonstrando uma boa receptividade diante das novidades, dos produtos e das promoções que a sua empresa oferece.

Traz mais credibilidade para a sua empresa

Diante de postagens frequentes e com informações relevantes, a sua empresa passa a ter credibilidade, se tornando uma referência no seu segmento de atuação.

Com isso, o público vê em seu empreendimento mais do que um negócio, mas também, uma fonte de informação. Isso é bom para a sua marca e bom para a sua imagem diante do consumidor.

Para que isso seja possível é preciso efetuar postagens periódicas, pois manter o blog ativo reforça a sua relação com o consumidor.

Por isso, é interessante adotar um cronograma de postagens, pesquisando quais os dias e horários o blog demonstra ter mais acesso.

Capacidade de mensuração

Os blogs possuem a possibilidade de mostrar índices e números relevantes relacionados com as suas postagens. Com isso, você pode ter em mãos informações importantes.

Algumas delas são os meses em que o blog teve maior acesso, quais os temas e quais as postagens obtiveram mais visualizações e quantas postagens obtiveram mais comentários.

Essa mensuração permite entender melhor o pensamento dos seus clientes, auxiliando até mesmo na elaboração de novas estratégias.

Criação de conteúdo destinado para diferentes fases do Funil de Vendas

O Funil de Vendas consiste no acompanhamento do cliente, desde o instante em que ele demonstrou interesse no produto até o momento em que ele efetivou a compra.

Com um blog, é possível efetuar postagens específicas para cada etapa da jornada do cliente. O lado bom disso é que a postagem vai permanecer, o que é útil quando o blog da sua empresa receber novos visitantes.

Aliado das redes sociais

Por andar de mãos dadas com redes sociais, um blog pode ser muito eficiente, pois atualmente os consumidores dos mais variados perfis fazem parte de alguma rede social.

Dessa maneira as postagens do blog podem ser compartilhadas em tais redes, resultando em mais visualizações para o seu conteúdo e aumento de tráfego.

Boa reputação no Google

Um blog que se destaca por bons conteúdos e pela quantidade de tráfego ganha destaque no Google, adquirindo um bom destaque nas posições de busca.

Esse ranqueamento positivo no Google traz algo importante para quem investe em Marketing Digital: maior possibilidade de conversão e vendas.

Conclusão

É impossível deixar o Marketing Digital de lado na era da internet, em que o público chega ao seu produto por meio de sites, blogs e redes sociais.

Por fim, os blogs são importantes aliados para o Marketing Digital e podem contribuir para impulsionar os negócios de uma marca ou empresa de forma prática e rentável.

Texto retirado do blog Geek Publicitário

Marco Poletto Filho
Publicitário, Consultor de Marketing Digital e CEO da Tribo Propaganda e Mais Interativa.

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