Saúde

Campanha de vacinação contra a poliomielite

     Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é feita via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina.
     A Poliomielite, também conhecida como Pólio ou Paralisia Infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus e é transmitida por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos.
     Grande parte das infecções apresentam poucos sintomas, às vezes nenhum, e esses se parecem com os de outras doenças virais ou se assemelham às infecções respiratórias, tais como febre e dor de garganta causadas pela gripe ou, então, infecções gastrintestinais como náusea, vômito, prisão de ventre, dor abdominal e, raramente, diarreia.
     Uma pequena parte dos infectados pelo vírus podem desenvolver a paralisia, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levando até a morte. Em geral, os membros mais atingidos pela paralisia são os inferiores e se manifestam de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros.
     A Poliomielite não possui tratamento específico. Ela pode ser evitada tanto através da vacinação como em medidas preventivas contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos. Há inúmeros fatores que favorecem a transmissão da poliomielite, como más condições habitacionais, higiene pessoal precária e o elevado número de crianças na mesma residência. Ou seja, programas de saneamento básico são essenciais para a prevenção da doença.
     No Brasil, a vacina é dada rotineiramente nos postos da rede municipal de saúde e durante as campanhas nacionais de vacinação. A vacinação contra a poliomielite oral deve ser realizada aos dois, quatro e seis meses de vida, aos 15 meses é feito o primeiro reforço e o outro ocorre entre quatro e seis anos de idade.

Pyetra Ferreira
Working... • Revista Interativa @maisinterativa

Santa Casa de Jales inicia vendas de lounges para show de Daniel

Anterior