Colunista

CASTRAÇÃO EM CÃES E GATOS

A castração é uma técnica cirúrgica que constitui em retirada dos testículos nos machos e a retirada de útero, trompas e ovários em fêmeas. Por ser uma técnica cirúrgica, deve ser realizada somente por profissionais qualificados, os médicos veterinários, e em ambientes estéreis dentro de centros cirúrgico de clínicas e/ou hospitais veterinários, nunca em um consultório veterinário.

Existem vários mitos sobre a castração, um deles é que as fêmeas precisam de pelo menos uma cria e que os machos ficam tristes e frustrados por não conseguirem mais cruzar, mas tudo isso é um MITO.

Na verdade, castrar seu cão ou gato é um ato de responsabilidade, principalmente, por contribuir para a redução de ninhadas indesejadas, pois esses filhotes, muitas vezes, acabam sem lar e/ou sofrem maus tratos.

Em fêmeas, a castração precoce reduz muito os riscos de câncer de mama, infecções uterinas e não entram em cio. Nos machos, a castração reduz a necessidade de sair atrás de fêmeas no cio, brigas com outros machos, demarcam menos seu território, podem ficar mais dóceis e evitam, também, as doenças de próstata.

Dra. Paula Sumie
COLUNA SAÚDE ANIMAL: Proprietária da clínica Turma dos Bichos, em Jales/SP, a médica veterinária informa sobre a saúde do seu pet, doenças e tratament

ZUMBIDO: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Anterior

O MÊS É DELAS!

Próximo

Notícias relacionadas