Colunista

SUA SAÚDE OCULAR: NUTRIENTES AMIGOS DA SAÚDE

Ter uma rotina de alimentação saudável, ao contrário do que muitos pensam, ajuda mais do que só a parte estética do corpo. Uma boa seleção de alimentos pode auxiliar em um sono mais regulado, na disposição, concentração em atividades e, até mesmo, na saúde dos olhos. Pensando nisso, separei nessa edição 6 nutrientes que são os melhores amigos da sua saúde ocular e que podem ser encontrados em diversos alimentos do nosso dia-a-dia.

• Vitamina A

Cenoura! Esse é o primeiro alimento que vem em nossa mente quando pensamos na saúde ocular. Isso acontece porque ela é fonte de carotenoides - que são constituintes do pigmento macular. Esses componentes possuem o papel de proteger o organismo contra a ação dos radicais livres, por isso, a deficiência de vitamina A pode causar a cegueira noturna (dificuldade de enxergar em lugares mais escuros). Outros alimentos também são ricos em vitamina A como o mamão papaya, brócolis, abóbora, manga, espinafre, laranja, batata-doce, ovo, queijo, entre outros.


• Vitamina C

Um poderoso antioxidante, ou seja, essa vitamina é específica para proteger as células sadias do organismo contra a ação dos radicais livres! Essa substância é uma grande aliada contra o desenvolvimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), além de desacelerar o processo de uma possível catarata. Fique à vontade para comer acerola, goiaba, mamão, pimentão, brócolis, couve de Bruxelas, morango, abacaxi, laranja, kiwi, melão cantaloupe, couve-flor, couve, framboesa, acelga, tomate e limão. Mas cuidado: vitamina em excesso, causa efeito contrário.


• Vitamina E

É capaz de diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, contribui para a prevenção do câncer de próstata e doença de Alzheimer. A lista de alimentos ricos em vitamina E é grande mas alguns deles são amêndoas, brócolis, amendoim, espinafre, semente de girassol, azeite, mamão, kiwi, cenoura, pepino, abacate, couve, castanha-do-Pará etc.


• Zinco

Ele é um mineral muito importante para a cicatrização, manutenção do paladar e olfato, além  de ser um grande aliado na função imunológica. É possível encontrá-lo em grão-de-bico, ervilha, feijão, carne vermelha, fígado, cereais integrais, castanha de caju, amêndoas, abacate, abacaxi, ameixa, banana, manga, melão, morango, alface, agrião, batata-doce, beterraba, brócolis, cogumelo, couve e couve-flor.


• Ácidos Graxos e Ômega-3

Os ácidos graxos e ômega-3 não são produzidos pelo nosso corpo e são essenciais, eles desempenham importantes funções no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina. Você pode encontrar esse tipo de gordura na linhaça, óleo de soja, óleo de linhaça, chia, nozes, sardinha, atum, arenque, anchova, algas marinhas e peixes que vivem em águas profundas e frias.


►Luteína e Zeaxantina

Com a função de proteger as células sadias do organismo contra a ação dos radicais livres, a zeaxantina é, também, um fotoprotetor superior durante a exposição prolongada à luz e a luteína previne doenças oculares. Elas são encontradas na laranja, nectarina, mamão, pêssego, brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, milho, rúcula, espinafre, abóbora, gema de ovo, entre outros.

Dra. Patrícia Kitayama
COLUNA SAÚDE DOS OLHOS: A médica oftalmologista proprietária da Clínica Cintila, em Jales/SP, fala um pouco sobre os problemas de visão e tratamentos

CAMPEÕES NA VIDA: A PERSISTÊNCIA É AMIGA DA CONQUISTA

Anterior

FELIZ É A CRIANÇA MOTRIZ: O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Próximo

Notícias relacionadas