Turismo | Águas Claras

Localizado no Bairro Águas Claras, em Santa Fé do Sul/SP, o Parque Ecoturístico das Águas Claras é um composto às margens do Rio Paraná que disponibiliza quiosques, playground, área de camping, entre outras possibilidades a seus visitantes.

O Secretário Municipal de Turismo, Comércio e Indústria da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Alex Sandro da Silva, contou mais detalhes sobre o Parque das Águas Claras em uma entrevista exclusiva.


• O que o Parque Ecoturístico das Águas Claras oferece?

Alex: Hoje, o Parque Ecoturístico das Águas Claras é composto por 62 quiosques, sendo 14 na área de camping e 48 na área de lazer, playground, uma academia a céu aberto, trilha suspensa e a orla das margens do Rio Paraná. 


• Como funcionam os quiosques?

Alex: Possuímos 48 quiosques gratuitos na área de lazer, onde o visitante pode usufruir da forma que preferir sem custo algum. Na área de camping, nós temos 14 quiosques, sendo cobrado a diária de R$25,00 o seu uso ou por cada barraca utilizada.


 • A trilha suspensa é acessível?

Alex: Localizada dentro do parque, a trilha possibilita que o turista adentre a mata e contemple a vegetação. Todas as árvores já foram catalogadas e, em breve, colocaremos identificação em cada uma delas, falando o nome científico e popular, a fruta e a flor. A trilha é um espaço muito procurado, sua beleza natural encanta aos olhos de quem passeia por ela.


 • Como funciona o acesso ao rio?

Alex: A entrada ao rio é gratuita e todos os visitantes têm acesso. Na revitalização, foram colocados sete caminhões de areia nas margens para simular uma praia artificial, onde o turista pode contemplar as belezas naturais e desfrutar de um banho de água doce.


 • Como é o acesso ao playground e academia ao ar livre?

Alex: Atualmente, foi adicionado ao parque um playground, ideal para deixar as crianças de forma segura. A academia a céu aberto é mais uma nova opção para lazer. Ambos são gratuitos e de fácil acesso próximo aos quiosques.


• Portadores de necessidades especiais tem acessibilidade no parque?

Alex: Pensando sempre no bem-estar de todos os nossos visitantes, o parque dispõe de 2 cadeiras anfíbias, que possibilitam o portador de necessidades especiais ter acesso ao rio, além de banheiros exclusivos com fácil acesso e rampas.


 • Como foi a revitalização realizada recentemente?

Alex: O parque é uma referência, é a menina dos olhos de Santa Fé do Sul. Vimos a necessidade de melhor receber os nossos visitantes, tendo em vista que eles procuram lazer e um ambiente agradável para se reunir em família e amigos. O parque é uma das referências da cidade e os nossos visitantes merecem sempre o melhor. Iniciamos um processo de melhorias para o parque e concluímos a primeira etapa. Realizamos obras de alvenaria como os muros de contenção de água, fizemos a limpeza de todos os quiosques, além da impermeabilização das telhas. Em breve, todos os quiosques terão acesso à energia e já realizamos esse processo em alguns.


 • Como essas manutenções podem ajudar no aumento do fluxo de visitantes?

Alex: O parque é um espaço que recebe muitas pessoas de toda a região. A reforma foi de suma importância pois ajudará no conforto dos nossos visitantes.


 • Existe alguma programação de eventos a serem realizados no parque durante o ano?

Alex: Esse ano foi realizado o campeonato de vôlei de areia e futebol de areia. Realizamos, também, o primeiro Circuito Águas Claras, na qual tivemos recriações e aulas de zumba. Tivemos três finais de semana seguidos de eventos, tanto na parte cultural quanto na parte esportiva e, assim, recebemos muitas pessoas que participaram das atividades e outras que prestigiaram cada momento.


--------- 


Venham visitar o Parque Ecoturístico das Águas Claras!

 • Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo das 8h às 18h.

• Localização: O Parque se encontra a 7km de Santa Fé do Sul e está localizado no bairro Águas Claras. Através da agência municipal de turismo, localizada na entrada da cidade, é possível adquirir mais informações.