Turismo | Aquário Municipal

O Aquário Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul/SP é um ambiente projetado especialmente para as famílias, excursões escolares, turistas em geral e munícipes. Oferecendo um espaço confortável e aconchegante, possui um projeto de preservação ambiental com fauna e flora repleta de árvores catalogadas, além, é claro, de mais de 70 espécies de peixes.

Em uma entrevista exclusiva, o Diretor do Aquário, Fábio Morilha, apresenta o espaço e todas as possibilidades para quem vier conhecer.

 

• O que o Aquário Municipal oferece à população?

Fábio: O aquário é um ambiente voltado especialmente para famílias, excursões escolares, turistas e munícipes, muito procurado, hoje, pelos santafessulenses e pessoas de toda a região. Com um projeto de preservação ambiental dentro de uma mata fechada, com uma fauna e flora repleta de árvores catalogadas, conta com árvores difíceis de serem encontradas, como a Teca e a Figueira, e algumas espécies frutíferas que os saguis e as araras buscam alimento. Também disponibilizamos um playground para as crianças e trabalhamos para que o aquário seja uma extensão do quintal de todos os munícipes da cidade.

 

Como é a alimentação dos peixes?

Fábio: O aquário é mantido por 4 biólogos estagiários da UniFunec, que mantém todo o tratamento de PH, dureza, oxigenação e balanceamento da alimentação dos peixes. Todo o cuidado eficaz é essencial para que o peixe se sinta em seu ambiente natural e, assim, nos dando o privilégio de acompanhar desovas tanto de peixes exóticos como Carpas, Oscar Tigre, Tucunarés e tantos outros. Os peixes possuem dietas balanceadas e são alimentados de forma correta. Há alguns animais que fazem parte da nossa bacia, o Rio Paraná, que são onívoros e foram criados através de uma ração, sendo adaptados para se sentirem em seus ambientes naturais. O aquário possui algumas espécies carnívoras, que também passaram pelo processo de adaptação nos tanques. Todos os animais são tratados com iscas vivas e a água possui a temperatura ideal. Esses peixes também precisam de uma ração diferenciada, o que influencia em suas colorações, desenvolvimento e procriação.


Os visitantes podem alimentar os peixes?

Fábio: Sim. Atualmente, o aquário conta com um projeto que dá oportunidade dos visitantes alimentarem os animais.  Liberamos iscas vivas e ração, e, com o auxílio dos nossos estagiários do curso de Ciências Biológicas da UniFunec, todos os visitantes aprendem como alimentar os peixes corretamente e tirar todas as dúvidas sobre cada espécie.


Quantas espécies de peixes o aquário possui?

Fábio: O aquário possui, atualmente, mais de 70 espécies de peixes, sendo eles peixes Amazônicos Tropicais, Kinguios, Ciclídeos Africanos, espécies exóticas, ornamentais, entre outros. Dentro da linhagem das Carpas, encontramos as Nishikigois, que são raras na região e com um preço pouco acessível. Nos Ciclídeos da Amazônia encontramos os Acarás Bandeiras, conhecidos como um dos peixes mais maravilhosos na bacia da Amazônia. Temos, também, o Ciclídeo Africano, uma espécie territorialista que luta 24h por dia para defender o seu espaço. Ainda temos uma Arraia, um peixe cartilaginoso conhecido por ferir pessoas com seu ferrão, mas aqui no aquário ela é bem dócil e se alimenta na palma da mão.


O aquário disponibiliza uma equipe para acompanhar os visitantes?

Sim, contamos com quatro estagiários de Ciências Biológicas da UniFunec, que apresentam todo o projeto para os visitantes, desde a alimentação ao controle de temperatura da água. Eles explicam detalhadamente como funciona o tratamento de cada peixe e do que se alimentam. Qualquer dúvida, basta procurar um de nossos estagiários na recepção do aquário.


O aquário possui projetos futuros?

Fábio:  Sim. Estamos trabalhando para no início de 2019 iniciarmos a implantação de espécies de animais exóticos, como aves e tartarugas.

------

Venham conhecer o Aquário Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul:

• Horário de Funcionamento: Terça-feira a Domingo das 9h às 22h. Excursões escolares também podem ocorrer às segundas-feiras.

• Rua 6, 1861, Centro - Santa Fé do Sul/SP