Dicas-para-decorar-a-sua-casa

Dicas para decorar a sua casa

Se você está pensando em renovar a sua casa ou está mudando para um novo imóvel, existem algumas dicas que podem te ajudar a criar ambientes lindos e funcionais para aproveitá-la da melhor maneira possível.

Decorar a casa com o estilo que você gosta, usando as suas cores favoritas e pensando quais peças são indispensáveis são algumas ideias que podem fazer toda a diferença, então é só continuar por aqui que você vai ler várias dicas para deixar tudo do jeito que sempre desejou!

A importância do projeto

Para quem deseja saber como funciona um projeto de decoração, existem algumas etapas que o profissional contratado deve seguir para obter o melhor resultado na hora de decorar a casa do cliente.

A primeira etapa é baseada em entrevista e pesquisa para entender qual estilo os moradores da casa gostam, como funciona o dia a dia deles e quais as necessidades que precisam ser supridas pela casa.

Com essa primeira etapa é possível entender por onde o projeto deve começar e quais os pontos mais importantes.
Depois é feito um estudo sobre cada ambiente considerando as medidas, funcionalidade e até iluminação. Durante essa etapa são escolhidos tecidos, revestimentos, cores e detalhes, pois isso ajuda a escolher os móveis também.

O projeto ajuda a identificar o que cada ambiente precisa, como Cadeiras para Mesa de Jantar que combinam para a Sala de Jantar ou um sofá com lugares para todos se sentarem confortavelmente na Sala de Estar. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença no resultado final e ajudam na última etapa que é a execução do projeto.

Além disso, todos os detalhes devem se adequar ao estilo escolhido, por isso é importante analisar as possibilidades e ver qual estilo tem mais a ver com os moradores, seja ele moderno ou mais clássico.

Preparação da casa para a decoração

Para começar a decorar o seu imóvel, algumas dicas são muito eficientes. A primeira dica é pintar de novo as paredes se elas estiverem muito sujas ou descascadas e consertar pequenos defeitos como tomadas que não funcionam, pisos quebrados e janelas que não fecham, por exemplo.

Não adianta começar a decoração se algumas coisas básicas não estão funcionando corretamente na sua casa, pois isso com certeza prejudica o resultado final e afeta muito na hora de deixar qualquer ambiente bonito.

E se você suspeita de algum dano estrutural ou problemas que estão muito além da estética, considere chamar um profissional para resolvê-los imediatamente.

O papel das cores na decoração de interiores

As cores têm um poder muito grande, elas conseguem modificar visualmente um ambiente e até podem trazer benefícios para a nossa saúde mental. As suas aplicações e benefícios têm sido estudados e agora podemos usar as cores de forma inteligente a nosso favor na hora de decorar a casa!

Se você tem uma casa pequena e a sua necessidade principal é ampliar os ambientes, o truque é optar por cores mais claras e sempre usar uma única cor para pintar a parede e o teto já que isso acaba unificando o espaço e reforçando a sensação de amplitude. Mas isso não impede que alguns móveis e detalhes de outras cores possam funcionar bem nesse tipo de lugar.

O preto também é muito sofisticado e decorar um ambiente monocromático com essa cor é bem ousado, uma estética que agrada muito pessoas que gostam de requinte e de ter uma casa com muita personalidade.

Misturar branco e preto também é uma aposta que sempre dá certo para ambientes elegantes, mas é possível substituir o preto por marrom, uma cor muito aconchegante e charmosa que vai te ajudar a criar uma casa linda e acolhedora.

O colorido também não deixa de ser elegante, só é preciso usar cores que combinam e para isso é possível recorrer ao círculo cromático, um instrumento composto pelas principais cores para auxiliar na hora de entender quais delas combinam entre si. Mas não precisa se preocupar, pois você pode ir dos detalhes coloridos a um ambiente com móveis de várias cores sem errar, contando com a ajuda do círculo cromático para deixar a sua casa mais divertida e moderna!

Dicas de móveis e objetos decorativos para uma casa aconchegante

Alguns itens podem ajudar a compor uma casa mais aconchegante e preparar cada cantinho com um toque acolhedor. Cortinas com tecidos macios e tapetes são ótimas peças para usar na Sala de Estar ou no quarto para dar esse efeito convidativo, além desses itens, nesse mesmo quesito entram as almofadas e mantas para decorar os sofás ou poltronas.

Para dar o clima aconchegante, priorize iluminação com luz amarela até mesmo em abajures ou luminárias de chão, além de trazer um pouco de natureza para dentro de casa com vasos de plantas em alguns pontos específicos.

Agora que você sabe as principais dicas para decorar a sua casa, pode começar a escolher alguns móveis em promoção para deixar todos os ambientes lindos e elegantes!