Como aliviar azia imediatamente com remédio caseiro

Mesmo que a azia não seja considerada uma doença, os sintomas associados são problemas gastrointestinais. Como tal, inclui desconforto, muitas vezes caracterizado por dor em queimação na área do esôfago e deixa um gosto azedo ou amargo na boca.

Qual a causa da azia

O esfíncter esofágico inferior (EEI), uma válvula muscular no último terço do esôfago. Assim, ele atua como um canal para o alimento no estômago e isola seu conteúdo, impedindo seu refluxo para o esôfago. No entanto, muitos fatores podem enfraquecer o EEI, levando a azia.

Pressão abdominal: A alta pressão abdominal da gravidez ou obesidade pode enfraquecer o EEI, impedindo que a válvula se feche totalmente.

Alimentos e medicamentos: Certos alimentos e medicamentos podem desencadear involuntariamente o relaxamento e a dilatação do EEI, fazendo com que o ácido estomacal atinja o esôfago.

Ingestão de alimentos ácidos: Consumir alimentos ácidos pode ser um fator que contribui para a azia, pois pode provocar a geração de sucos gástricos em excesso e agravar um revestimento esofágico já irritado.

Comportamento: Certas ações podem aumentar a probabilidade de sentir azia. Exagerar, usar roupas excessivamente justas e deitar-se imediatamente após comer são alguns exemplos. Tais comportamentos podem interromper o processo digestivo e causar azia como resultado.

Remédios caseiros para azia

Os remédios feitos em casa para cuidar da azia, como o suco do melão, chá de gengibre ou infusão de alteia, são alternativas naturais que funcionam para aliviar sintomas como azia, mau hálito, náusea ou arrotos persistentes.

Esses medicamentos contêm componentes anti-inflamatórios e antiácidos, que vão reduzir efetivamente a acidez e inflamação, além de proteger o revestimento do estômago.

Embora não substituam a medicação, os remédios caseiros vão, sim, te ajudar a controlar os episódios de azia e podem atuar em conjunto com o tratamento que seu médico te passou.

Chá de gengibre

O gengibre contém compostos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir a inflamação do estômago, o que pode contribuir para a azia. O chá de gengibre também pode ajudar a melhorar a digestão e a amenizar a produção de ácido no estômago. Para preparar o chá de gengibre, é só cortar algumas fatias finas de gengibre fresco e deixá-las em água quente por alguns minutos. O chá deve ser consumido morno ou quente.

Suco de melão

O suco de melão é uma opção de remédio caseiro que pode ajudar a melhorar a azia . O melão é uma fruta alcalina natural, o que significa que pode ajudar a neutralizar o ácido no estômago e aliviar os sintomas de azia. Além disso, o melão é uma fonte rica de vitaminas e minerais que podem ajudar a melhorar a digestão e a saúde do sistema digestivo. Para preparar o suco de melão, basta bater a polpa em um liquidificador ou centrífuga e consumir imediatamente. Evite adoçantes artificiais ou açúcar adicionado ao suco, já que isso tem a chance de piorar mais ainda os sintomas.

Infusão de alteia

A infusão de alteia é conhecida por possuir efeito anti-inflamatório e pode ser utilizada para aliviar sintomas de azia, depois de preparar o chá, deve-se tomá-lo sem adição de açúcar e de preferência ainda morno para um melhor resultado.

Vinagre de maçã

Mesmo que o vinagre de maçã seja um componente considerado ácido, ele terá uma importante ação de dar equilíbrio ao pH do seu estômago e amenizar a azia, além de diminuir a queimação e também a formação de gases que podem levar a arrotos mais frequentes. Isso acontece porque o ácido presente no vinagre de maçã ajuda a corrigir a hiperacidez, permitindo um melhor controle e regulação da acidez.

Espinheira – chá de espinheira-santa

Essa é outra opção muito usada devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antiúlceras e digestivas que protegem o revestimento gástrico, reduzem a produção de ácido e melhoram a indigestão.

Suco de banana com mel

Esse suco vai te ajudar muito a reduzir a azia, uma vez que banana possui os flavonoides, em especial leucocianidinas, que engrossam a mucosa digestiva e neutralizam a acidez estomacal, atuando como um antiácido natural. O próprio mel contém enzimas digestivas como glucoamilase, amilase, invertase e protease, que podem melhorar a digestão dos alimentos e reduzir a sensação de peso no estômago e o desconforto da azia.

Suco de batata

O suco de batata é um bom remédio caseiro para azia, azia, esofagite, refluxo gastroesofágico, gastrite e úlceras estomacais porque é altamente alcalino e funciona neutralizando o ácido estomacal da mesma forma que os antiácidos.

Conclusão

Caso os sintomas de azia persistam, é importante buscar orientação médica para um tratamento adequado. O médico poderá avaliar a causa da azia e indicar o tratamento mais adequado para cada caso, que pode incluir medicamentos prescritos, terapia comportamental, modificações na dieta ou outros cuidados específicos. O auto-diagnóstico e o tratamento não supervisionado podem ser perigosos para a saúde, especialmente se os sintomas continuarem ou piorarem.

Caso precise de medicamentos a Farmácia em Caicó RN, pode ajudar fornecendo remédios e auxiliando no tratamento com uso de medicamentos do seu desconforto estomacal.

Conteúdo Produzido pela Equipe Sua Vida Melhorada