Falar a respeito de decoração passou a ser um elemento bastante comum nos dias de hoje e isso tem a ver com a democratização desses serviços. Por isso, torna-se essencial fazer alguns apontamentos a respeito do papel das cores vibrantes na composição dos espaços.
Ter um lugar aconchegante é um dos elementos básicos para uma casa. A busca por elementos que possam interagir com essa intenção tem ganhado bastante destaque e, atualmente, diversos conteúdos se debruçam sobre esse tema.
No entanto, não é só de elementos aconchegantes e de conforto que a decoração é feita. Na realidade, sua importância reside na produção de coerência de elementos em um ambiente com os objetivos daquela composição.
Um hospital precisa de uma decoração sóbria e amplamente baseada no brando. Isso traz uma noção de ambiente asséptico e facilita o processo de limpeza. Afinal de contas, as impurezas ganham mais destaque em locais mais claros.
Ao utilizar esse mesmo conceito em um ambiente doméstico, é possível perceber uma perda significativa dos elementos de conforto. Ou seja, há uma forte influência da composição das cortes nos mais variados processos.
Assim como uma casa de repouso para senhoras pode assumir uma decoração baseada em conforto e aspectos vintage, um ambiente doméstico precisa se adaptar aos contextos de uma família, também.
Apesar desses elementos serem bastante considerados nos dias de hoje, a decoração de ambientes nem sempre foi um serviço democratizado. Durante muitos anos, inclusive, essa falta de acesso a elementos de decoração, traziam uma perspectiva kitsch para as casas.
Hoje em dia, isso mudou bastante. Seja nas lojas mais tradicionais de itens para o lar ou na disseminação do serviço de design de interiores, essas construções são importantes para a manutenção de ambientes cada vez mais estilosos.
Compreender a respeito de tudo isso pode ajudar a qualificar os serviços de um asilo para idosos acamados e melhorar o clima organizacional de uma empresa. Seja como for, a decoração de ambientes cumpre um papel central.
Afinal, o que é decoração de ambientes?
Todo mundo, independente da idade, já pensou em algum tipo de elemento decorativo para dar mais personalidade a um ambiente. Um adolescente com referências aos seus ídolos na parede ou uma pessoa mais velha com um apelo mais simples são exemplos disso.
Essa construção ajuda as pessoas a se reconhecerem mais em um ambiente. Por isso, não há como ignorar a força de uma lógica de decoração de ambiente dentro das suas instâncias mais sofisticadas.
Entretanto, apesar dessas afirmações apelarem para a importância desses elementos decorativos, por vezes, as pessoas podem ignorar a importância de um profissional da área para ajudar a qualificar essas dinâmicas.
Afinal de contas, pode parecer bastante simples a construção de um ambiente bonito e com personalidade. Contudo, não é. A presença de apelos conceituais pode fazer toda diferença na hora de qualificar uma decoração.
Assim, seja para melhorar o ambiente de uma clínica de RPG perto de mim ou para trazer uma adaptação mais adequada a um contexto doméstico, tudo pode ser relevante na hora de construir alguns desses processos.
Mesmo que as pessoas não estejam em busca de um profissional da área, não há como orientar uma decoração de forma aleatória. Isso pode incidir em um incômodo, mas sem ter uma objetividade na detecção do que está fora do padrão.
Por isso, alguns apelos podem ajudar a trazer ainda mais visibilidade para os processos mais diversos de interações com esses objetivos de personalização de um ambiente.
Qual o papel das cores?
O elemento central para a construção de uma boa decoração de ambientes é a escolha de cores. Esse é um padrão bastante relevante para os mais diversos processos decorativos. Afinal, as cores conseguem interagir com a comunicação dos espaços.
Uma clínica de tratamento para alcoólatras pode assumir um caráter mais voltado para a tranquilidade. Assim, ao assumir tonalidades mais foscas e estabelecer decoração sóbria, o psicológico dos pacientes pode melhorar.
As cores ajudam a influenciar uma série de aspectos do humor, também. Ao entrar em uma loja de uma rede de fast food, por exemplo, as cores vibrantes podem ajudar a enaltecer o caráter da forma cada vez mais presente nesses contextos.
A psicologia das cores é um elemento central no marketing por conta disso. Assim, a construção de um ambiente com as cores adequadas pode fazer toda diferença no humor daqueles lugares. Alguns dos principais benefícios a serem construídos a partir disso são:
- Produção de sentimentos;
- Percepção de mais elementos;
- Sensação de bem-estar;
- Alinhamento estético.
Logicamente, para chegar ao patamar de todos esses benefícios, torna-se importante saber como lidar com esses elementos estratégicos. Assim, o papel das cores pode ser consolidado de forma mais sofisticada.
Cores vibrantes e ambientes: como se adequar?
A forte influência das cores na decoração pode trazer um apelo para o tom pastel e um certo receio quanto às cores vibrantes. No entanto, esses aspectos podem ser fundamentais para trazer mais energia e inspiração para um espaço.
Para obter uma dinâmica decorativa sólida a partir de cores vibrantes, torna-se importante entender como lidar com a criação de relacionamentos com os ambientes. Ou seja, não há como ignorar a adequação dessas tonalidades.
Assim como a aplicação de uma prótese de silicone definitiva precisa levar em consideração os aspectos corporais de uma pessoa, a pintura dos ambientes precisam estar em consonância com o objetivo de cada um deles.
Um quarto precisa ser um cômodo voltado ao descanso. Apesar disso, é possível pensar em cores vibrantes em determinadas localizações do ambiente.
O importante é o apelo para tonalidades de azul e alguns tons de verde. Essas duas cores conseguem trazer mais conforto e paz.
Já para ambientes de clima mais asséptico, como é o caso do banheiro, não há como abrir de cores mais claras para lidar com esses elementos decorativos.
Na sala e no escritório, onde a criatividade pode ser central, as cores vibrantes podem ajudar. Assim, a definição de formas geométricas e a implementação de uma decoração mais viva pode ser importante. Seja com plantas ou com pinturas específicas.
Seja como for, a presença de tonalidades vibrantes tende a trazer um clima mais descontraído. Portanto, é essencial saber como lidar com esses processos de construção de ambientes baseados em cores.
Cores vibrantes e ambientes modernos
Com base na ideia de arquitetura moderna e dentro dos aspectos minimalistas, é muito comum a orientação de certos receios para lidar com cores vibrantes. Portanto, é essencial pensar em meios para qualificar esses recursos.
A implementação de cores vibrantes em ambientes modernos pode ajudar a dar mais vida para essas escolhas.
Assim, seja a implementação de um toldo para varanda de policarbonato com cores vibrantes ou em outras instâncias, é possível descontrair o cômodo.
Além disso, quando se fala em decorações modernas e cores vibrantes, torna-se imprescindível pensar na interação desses ambientes com essas tonalidades. Ou seja, é possível unificar regiões de repouso e regiões vibrantes.
Isso significa dizer que a decoração pode passar de elementos menos intensos para regiões de maior intensidade. Com isso, torna-se mais fácil a administração das sensações de um lugar.
Como decorar com tons vibrantes
A decoração não diz respeito apenas às paredes pintadas. Há uma diversidade bastante grande de elementos a serem considerados na hora de criar uma lógica decorativa. As cores vibrantes podem ser percebidas em alguns desses elementos.
Quando uma pessoa busca por onde marcar primeira consulta com psiquiatra, é bastante comum ela encontrar uma ambiente mais neutro, mas com alguns quadros que chamam a atenção do paciente.
Essa é uma forma de trazer elementos decorativos criativos, mas sem deixar o ambiente mais estimulante para a mente das pessoas.
Desta forma, há algumas dicas a serem levadas em consideração na hora de pensar em decorações com tonalidades vibrantes:
- Utilizar cores vibrantes em ambientes grandes;
- Investir em focos coloridos em ambientes neutros;
- Utilizar quadros para trazer mais cores;
- Implementar plantas e flores;
- Entender a psicologia das cores.
Ao saber como construir uma relação de ambientes modernos e criativos com elementos de tonalidades vibrantes pode ajudar em todos esses aspectos.
Assim, é possível auxiliar, inclusive, um serviço de monitoramento de cameras, uma vez que é possível gerar mais destaque aos ambientes a partir das cores.
Considerações finais
Com a democratização dos conteúdos a respeito da decoração de ambientes, tornou-se bastante comum a presença de estratégias para utilizar as cores em favor dos objetivos de cada lugar.
Pensar em aspectos que consigam trazer elementos vibrantes sem sobrecarregar os estímulos mentais pode ser importante.
Atualmente, por conta dos conceitos modernos de decoração, já existem algumas formas de estabelecer esses pontos.
Seja através da presença de itens ou de pinturas, a cor em um ambiente pode fazer toda diferença no humor das pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.