plantas

As plantas de escritório podem ter um impacto notável na melhoria do bem-estar dos funcionários, e seu efeito positivo na felicidade no local de trabalho se deve a várias razões.

Em primeiro lugar, elas introduzem elementos naturais ao ambiente, criando uma sensação de conexão com a natureza em um espaço frequentemente dominado por estruturas artificiais.

Esse contato com a natureza tem demonstrado reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a produtividade dos funcionários. Além disso, as plantas melhoram a qualidade do ar, filtrando poluentes e aumentando os níveis de oxigênio.

Isso não apenas cria um ambiente mais saudável, mas também pode reduzir a fadiga e melhorar a concentração. A presença delas também torna os espaços de trabalho mais agradáveis esteticamente, promovendo tranquilidade e satisfação.

Sua beleza, por si só, é um estímulo para a felicidade, além disso, as plantas para escritório encorajam a responsabilidade e o cuidado, uma vez que as pessoas assumem a tarefa de regá-las e cuidar delas.

Isso acaba criando o senso de propósito e realização, contribuindo para um ambiente muito mais feliz. Em suma, as plantas oferecem benefícios tangíveis para o bem-estar, melhoram o ambiente e promovem sensação de felicidade.

Além de explicar como as plantas aumentam a felicidade, este artigo também trará algumas informações importantes sobre esses elementos naturais no espaço de trabalho.

O que diz a ciência?

Estudos têm demonstrado consistentemente que a presença de plantas no escritório pode ter benefícios significativos na redução do estresse no aumento da produtividade dos profissionais.

Elas criam uma atmosfera mais agradável e saudável, o que por sua vez contribui para o bem-estar e o desempenho dos colaboradores.

Sendo assim, depois de fechar um contrato de aluguel de escritório compartilhado, na hora de pensar na decoração, é necessário incluir as plantas.

Elas ajudam a estabelecer uma conexão com a natureza e trazem efeito calmante e relaxante, diminuindo os níveis de ansiedade. Também melhoram a qualidade do ar ao filtrar poluentes, tornando o ambiente mais propício para a respiração.

Em relação à produtividade, sua presença estimula a criatividade, melhora o humor e reduz a fadiga, resultando em funcionários mais produtivos e focados em suas tarefas.

Estudos também sugerem que as plantas contribuem para a redução do número de faltas ao trabalho devido a problemas de saúde, o que aumenta a produtividade da equipe.

Muito mais do que elementos decorativos, desempenham um papel importante na promoção do bem-estar dos profissionais, na redução do estresse e no aumento da produtividade, tornando o espaço mais agradável e saudável.

Como ajudam na produtividade?

Mesmo que os colaboradores se reúnam em um escritório virtual para realizar suas tarefas, a entidade pode incentivá-los a cultivar plantas em seu espaço físico de trabalho porque elas influenciam positivamente a produtividade.

São capazes de tornar o espaço mais eficaz e agradável, e isso acontece porque melhoram a qualidade do ar, agindo como filtros naturais que removem poluentes comuns, como formaldeído e benzeno.

Isso se traduz em benefícios diretos para a produtividade, uma vez que um ar mais limpo resulta em funcionários mais alertas e menos propensos a problemas respiratórios, fadiga e indisposição.

Além disso, conseguem criar uma atmosfera visualmente agradável no local de trabalho, reduzindo o estresse e a ansiedade dos profissionais.

Ao criar um ambiente mais atraente e harmonioso, fica mais fácil estimular a criatividade e o bom humor, tornando a atmosfera mais agradável para todos.

As plantas também funcionam como divisórias naturais, criando espaços de trabalho mais privados e reduzindo o barulho, o que melhora a concentração e a produtividade.

Muito mais do que elementos decorativos, conseguem promover um ambiente de trabalho produtivo e saudável, beneficiando tanto os funcionários quanto as empresas.

Por que ter plantas no trabalho?

As empresas de exame demissional, assim como outras organizações, têm motivos de sobra para cultivar plantas no espaço de trabalho, e entre os principais estão:

  • Melhora a qualidade do ar;
  • Reduz o estresse;
  • Aumenta a produtividade;
  • Estimula a criatividade;
  • Reduz ruídos.

Basicamente, as plantas atuam como filtros naturais, absorvendo poluentes do ar e liberando oxigênio, o que resulta em um ambiente com ar mais limpo e saudável, reduzindo problemas respiratórios e aumentando a sensação de bem-estar.

Sua presença cria uma conexão com a natureza e um ambiente mais relaxante, tanto que estudos mostram que interagir com as plantas ou simplesmente observá-las diminui os níveis de estresse, aumenta a calma e melhora o humor.

Também é uma forma de estimular a criatividade, reduzir a fadiga e aumentar a concentração. Isso é crucial para que funcionários mais felizes e saudáveis tendem a ser mais produtivos e eficazes.

Elas também criam um ambiente inspirador para a criatividade e a inovação, pois a variedade de cores e formas quebra a monotonia e promove novas ideias.

No escritório de uma empresa de galpão pré moldado, é uma forma de criar barreiras acústicas naturais que absorvem sons e ruídos, contribuindo para um espaço mais silencioso e propício à concentração e ao foco.

As plantas ajudam a embelezar o ambiente, mas também proporcionam benefícios tangíveis à saúde e ao desempenho dos colaboradores, sendo um investimento valioso para as organizações, no entanto, é necessário saber escolher.

Como escolher as plantas certas?

Escolher as plantas certas para o escritório é essencial para garantir que elas prosperem e proporcionem os benefícios mostrados ao longo do texto.

Entre as considerações importantes para a escolha está a luz disponível, pois é necessário avaliar a quantidade de luz natural que o escritório recebe. Isso é primordial porque plantas diferentes têm necessidades distintas de luz.

Por exemplo, se dentro do escritório de uma empresa de impermeabilização com manta asfáltica a quantidade de luz natural for baixa, o ideal é escolher plantas de sombra, como a Zamioculcas.

Por outro lado, se o espaço recebe mais luz, como próximo às janelas, o ideal é optar por espécies que necessitam de mais sol, como as suculentas ou a Espada-de-São-Jorge.

Também é fundamental considerar o espaço físico disponível, pois plantas maiores, como as Dracenas, ficam bem em locais amplos, enquanto espécies menores o que podem ser penduradas, são ideais para ambientes pequenos.

É primordial ponderar o nível de atenção que elas vão receber, pois enquanto algumas exigem cuidar dos mínimos, outras requerem rega e manutenção mais frequentes.

Em outras palavras, se houver pouco tempo para cuidar das plantinhas, o ideal é escolher variedades resistentes, como Lírio da Paz ou Cacto.

É necessário considerar as condições ambientais do escritório, como temperatura e umidade. Algumas plantas, como o Ficus, preferem ambientes com temperaturas constantes e não gostam de mudanças bruscas.

Desse modo, uma empresa de aluguel de mesas pode optar pela Violeta-Africana, pois ela prefere ambientes mais úmidos.

Deve-se levar em conta o estilo e a estética do escritório, escolhendo espécies que se integram bem à decoração e ao design do espaço. Plantas com folhagens coloridas ou texturizada podem ser escolhas atraentes.

É muito importante verificar se existem funcionários ou colegas de trabalho com alergias a plantas, pois algumas pessoas são mais sensíveis ao pólen ou à seiva de certas espécies.

Se for o caso, é melhor escolher variedades com baixo potencial alergênico, como no caso do Lírio da Paz ou da Planta-jade.

É primordial escolher vasos adequados e considerar o método de plantação, certificando-se de que todos tenham furos de drenagem para evitar o acúmulo de água.

Outro ponto importante é usar um substrato de boa qualidade para que as plantinhas possam crescer saudáveis.

Nesse caso, uma empresa de retentores pode avaliar a disponibilidade de recursos para manutenção, pois pode ser útil criar um programa de cuidados, como escalas para rega, adubação e limpeza, garantindo que as plantas recebam a atenção devida.

Também é interessante considerar espécies que ofereçam benefícios adicionais, como a Lavanda, que tem propriedades aromáticas que ajudam a relaxar e a aliviar o estresse. Outras, como a Aloe Vera, tem propriedades medicinais.

Por fim, antes de levar qualquer planta para o escritório, o funcionário de uma oficina que faz envelopamento de veículos para empresas precisa observar as políticas da organização em relação às plantas.

Algumas organizações podem ter restrições em relação ao tipo e ao número de espécies permitidas no ambiente de trabalho, então é muito importante cumprir essas normas.

Considerações finais

A presença de plantas no espaço de trabalho é muito mais do que uma questão estética, pois promovem bem-estar e aumentam a produtividade.

Elas trazem diversos benefícios, como a melhoria da qualidade do ar, redução do estresse e estímulo à criatividade.

Ao escolher o tipo certo, com base na iluminação, espaço disponível e capacidade de cuidar das plantinhas, a organização vai colher bons frutos no local de trabalho.

Implementá-las é uma forma de demonstrar compromisso com o bem-estar dos colaboradores, o que traz satisfação para a equipe e ajuda a reter talentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.